26.5.14

Continuamos observando... A questão dos cultos afro-brasileiros




Prof. Pablo Magalhães
Editor-chefe
O Historiante


O que são ignorantes? O que é ignorar? Voltaremos à esta questão ao final deste pequeno texto.

De fato, e eu tendo a concordar com essa assertiva, vivemos em uma sociedade de ignorantes, que se regozija em valorizar e enaltecer a ignorância. Desconhecer e criticar (o velho ato que exercita o PRÉ-CONCEITO) é prática bastante comum entre boa parte (total parte, acredito) destes nobres e notáveis ignorantes.

A última amostra desta atitude partiu de um douto senhor, juiz federal titular da 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Eugênio Rosa de Araújo. Para este espécime da casta dos (in)tocáveis senhores do direito do país, religiões afro-brasileiras não seriam "religiões". A explicação? Bem, a "tentativa frustrada" de oferecer explicação a isso partiu de uma estratégia bastante oportuna: o que é religião? "Para mim...", pensou o nobre e sapiente juiz, e definiu o que para si, em sua criação cristã, seria uma expressão de credo religioso.

Na justificativa, a decisão em primeira instância, publicada no dia 1 de abril (hum... bastante sugestiva essa data), dizia que "manifestações religiosas afro-brasileiras não se constituem religião", porque elas não conteriam "traços necessários de uma religião, de acordo com um texto-base", tais como a Bíblia para os cristãos ou o Alcorão para os islâmicos. O Juiz ainda citou "ausência de estrutura hierárquica e ausência de um Deus a ser venerado".

Um conceito limitado hein, Eugênio? Talvez o "Ego" que faz parte do seu nome (EU... Gênio!?!?!) esteja enviesando aquilo que você entende, enquanto cidadão, do que seja religião. Para seu modelo pequeno, estreito, os credos afro-brasileiros estariam de fora. Por quê? Ah, caro... Porque você IGNORA aquilo que está além do seu conceito.

O que sabemos: diante da repercussão de sua atitude, o juiz reconheceu na última terça-feira, dia 20, que as manifestações religiosas afro-brasileiras constituem, de fato, uma religião.

Juiz, em nome da equipe do Observatório do Historiante e do Projeto Historiante como um todo, convido-o a conhecer um pouco mais sobre as manifestações religiosas e culturais afro-brasileiras. Talvez assim (desejo de todos os professores), você APRENDA que fé, credo, EXTRAPOLAM seu curto conceito de RELIGIÃO.

http://ohistoriante.com.br/tambor-de-mina.htm

http://ohistoriante.com.br/rastafarianismo.htm

http://ohistoriante.com.br/candomble.htm

*          *          *

Ignorante:

1- Diz-se de pessoa que ignora, que não tem conhecimento de determinada coisa.
2- Diz-se de pessoa que não tem instrução, que não sabe nada.
3- Popularmente: falto de educação, ou aquele que não a tem; estúpido, grosseiro.

Ignorar:

1- Fazer de conta que algo, ou alguma coisa, não existe; não saber sobre uma determinada coisa.

Hehe, alguém aí achou o EU... Gênio nessas definições?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Observatório do Historiante, since 2013 © Observar e registrar.