29.4.14

Literatura Tolkiana

Por Cleber Icarus


Vem se aproximando o lançamento do terceiro filme da saga “O Hobbit” e muito se tem falado sobre a “Literatura Tolkiana”. Porém a literatura escrita por J.R.R. Tolkien vai muito além dos seus livros que viraram filmes (O Hobbit e O Senhor dos Anéis).



Capa – Silmarillion

Os seus livros formam “literalmente” um mundo a parte que tem seu inicio com o livro O Silmarillion, que é uma espécie de “gênesis” de sua literatura (mesmo sendo lançado após sua morte com edição de Christopher Tolkien, seu filho), este livro é uma junção de contos sobre a formação do mundo, do início da história dos elfos, anões e homens, sobre os Valar e Maiar, do primeiro senhor do Escuro, Melkor, dos relatos da Primeira Era do Mundo e muitos outros contos.



Capa - Os filhos de Húrin

Logo em seguindo pode ser lido Os Filhos de Húrin, que é um personagem presente em O Silmarillion, sendo que está presente neste livro a história de Túrin Turambar, que é um dos personagens com a vida mais trágica da literatura Tolkiana. Mesmo sendo uma história que tem seu início em O Silmallion, Os Filhos de Húrin não devem ser lidos apenas como um complemento, mas como uma sequência dos contos de Tolkien.



Capa – O Hobbit

Em seguida temos o livro O Hobbit, que conta um pouco sobre da história de Bilbo Bolseiro, e de como o mesmo veio a conseguir o Um Anel, passando por sua amizade Gandalf, sua jornada pela Floresta das Trevas, quando ele se depara com os Troll’s  na floresta e de encarar Smaug e dos acontecimento que ocorrem após o mesmo sair da Montanha de Erebor... (vou deixar esta surpresa, rsrs).



Capa – O Senhor dos Anéis

Depois de O Hobbit temos o conhecido O Senhor dos Anéis, que conta sobre a jornada de Frodo Bolseiro para destruir o Um Anel, mas o que torna grandioso no livro O Senhor... é que o mesmo foi escrito como se várias história ocorressem paralelamente uma a outra, dando sempre fôlego e ritmo ao livro, por exemplo, durante a jornada de Frodo, temos as batalha no Abismo de Helm, e paralelamente a isso jornada de Merry e Pippin com o Ent Barbavore para a batalha em Isengard. Não precisamos de mais detalhes sobre este grande clássico.


Capa - As aventuras de Tom Bombadil

Seguindo os contos de Tolkien, temos As Aventuras de Tom Bombadil, que é um personagem de O Senhor dos Anéis, misterioso e poderoso (o Um Anel não tem efeito sobre ele ?!?!?!), e que muitos acreditam que ele é o próprio Ilúvatar (vide O Silmarillion). É mais um livro que se segue como uma poesia e complementa a vida do personagem.



Capa – Contos inacabados

Por último temos o livro Contos Inacabados, como o título já diz, são complementos de história que existem no outros livros. Eu aconselho que o livro deve ser lido após a leitura de TODOS os anteriores, já que o mesmo possui capítulos que se encerram do nada, e que se iniciam no meio de histórias, mas que muito é importante para se entender alguns fatos “incompletos” em algum conto.


Espero que este pequeno resumo incentive a leituras das obras de Tolkien, pois as versões cinematográficas sempre ficam devendo aos livros.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Observatório do Historiante, since 2013 © Observar e registrar.